Os passeios de barcos ou de escunas de Paraty

Não é por acaso que Paraty é um dos destinos turísticos mais procurados nacional e internacionalmente. Afora a beleza das suas praias, margeadas por reservas naturais igualmente encantadoras, Paraty também se destaca pela numerosidade de atrações que tem. São mais de 300 praias e 65 ilhas em sua baía. Acessar esse vasto conjunto de lugares requer um apoio especial, o que implica numa nova experiência: os passeios de barco de escunas ou de lanchas.

São programas para todos os gostos e todos os “bolsos”. Tem passeios privativos, para um número mais restrito e íntimo de passageiros; embarcações coletivas, mais festivas e com uma oferta maior de serviços; até mesmo deslocamento com pequenos barcos de pescadores da região.

Escunas 

Embarcações pequenas, com no máximo dois mastros, as escunas transportam uma quantidade média de 50 pessoas — algumas um pouco mais, outras um pouco menos. Também são conhecidas como saveiros. Elas se reúnem no Cais de Paraty (Cais de Turismo Amyr Klink, em homenagem a um dos mais famosos navegadores brasileiros), compondo mais um registro fotográfico da cidade, pelo enfileiramento de múltiplas embarcações, de diferentes cores ao longo do deque de madeira, com o mar azul ao fundo. 

Com tantas ilhas e tantas praias, o trajeto até elas se transforma numa experiência própria de Paraty. Dois percursos, porém, são tradicionais: 

Os trajetos podem variar conforme a escuna, o dia da semana e a época do ano — se é alta ou baixa temporada ou até mesmo pela estação climática. Dois, porém, são padrões: 


     Praia Vermelha, Lagoa Azul, Ilha Comprida, Praia da Lula 
     Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha, Praia da Conceição


Os passeios de escunas também são muito procurados pela oferta de serviços de bordo, como almoço (opcional), tira-gostos com peixes e frutos do mar e bebidas no bar da embarcação. A música e a maior presença de visitantes dão um ar de excursão ao programa. 

 

Dá pra negociar o passeio diretamente no cais — o que é mais recomendado — nos permitindo escolher embarcações que tenham mais a nossa vibe de viagem. A maior parte delas é temática. Nesse caso, chegue cedo para fazer sua reserva ou sua contratação, mas não precisa madrugar. Tendo em vista que a maior parte das escunas saem por volta das 11h, se chegar até umas 10h horas já é suficiente para conseguir uma reserva. 


Algumas escunas levam botes infláveis ou pranchas de SUP (Stand Up Paddle) Surf, modalidade que se fica pé ou ajoelhado na prancha, remando sob a água. Para as águas mais cristalinas com farta presença de peixes, algumas dessas embarcações também oferecem máscaras de mergulho ou snorkel. A maior parte dessas ofertas são alugadas ou contratadas anteriormente. 

Também é possível reservar o passeio pela internet. Nesse caso, a reclamação mais comum é de que os valores são superiores aos negociados diretamente no cais. Certas comodidades têm um custo, mas aí vai de cada um. 

Nas escunas o tempo médio do passeio é de cinco horas. As paradas nas praias e nas ilhas têm duração de tempo definido, cerca de 50 minutos. Acaba engessando um pouco. Por exemplo: se gostou muito de uma determinada praia, o tempo de permanência pode lhe soar insuficiente. Se por acaso não tiver agradado tanto, terá de aguardar até que a embarcação retome o passeio.  

De volta ao deque da praia, uma dica: o pôr do sol píer é mágico, uma experiência singular e marcante. De preferência em frente à Capela de Santa Rita. 

Alguns contatos para passeio de escunas

    Escuna Netuno

Instagram: escunanetuno/

Site: http://escunanetuno.com.br/   

Telefone: (24) 99974-2734 (Whatsapp)


    Escuna Pérola Negra 

Instagram: perolanegraparaty/

Site:https://www.escunaperolanegraparaty.com/passeio/passeio-de-escuna 

Telefone:(24) 99301-9864

Barcos em Paraty

Diferentemente das escunas, um passeio mais privativo de barco dá ao trajeto um tom mais intimista. Não é melhor nem pior, é uma questão de estilo ou de clima. 

Pode ser no estilo mais romântico para casais, que podem contratar embarcações com apenas dois lugares; ou um clima mais fraterno, em barcos para até dez pessoas, ideal para passeios familiares. 


Em passeios de barco é possível combinar com o barqueiro um roteiro especializado. É ideal para quem já conhece as ilhas e quer voltar com mais tempo àquela que o marcou especialmente. Ainda que seja o primeiro contato com a baía de Paraty — e até por isso — o barco privativo oferece a vantagem de contemplar mais calma e contemplativamente as belas ilhas e praias de lá. 

Seja de barco ou de escuna, a volta das ilhas ou das praias nos permite ver o centro histórico de Paraty em sua perspectiva mais conhecida dos cartões postais: o mar refletindo a imagem das casas de arquitetura colonial, tendo ao fundo o verde da serra dividindo a paisagem com o azul do céu. 

Alguns contatos para passeio de barco

Barco Budião — (24) 9999-79593

Barco Paraíso — (24) 99938-2338 

Barco Jerusalém — (24) 99994-5038 

Barco Viva La Vida — (24) 99958-5231


Lanchas 

As lanchas são ideais para quem quer tempo conhecendo as ilhas e praias de Paraty. O deslocamento é muito mais rápido — por óbvio! — e a programação fica ainda mais exclusiva. 

O valor é bem maior que os das demais opções, mas em se programando tudo pode se ajeitar. Um planejamento antecipado, com cotação de preços e negociações tornam a experiência possível. 

Nesse caso, boa parte das contratações das lanchas incluem no pacote a oferta de frutas e água, afora acessórios colete salva-vidas, macarrão de natação e alguns utensílios para brincar na água, como máscara de mergulho e snorkel. Não deixa de ser um mimo a mais. 


Dicas essenciais: 


1) Leve dinheiro trocado. Quiosques na beira das praias ou nas ilhas estão em áreas afastadas que não tem conexão de internet.

2) Use coletes salva-vidas. Todas as embarcações possuem.

3) Algumas embarcações aceitam cartão de crédito para o consumo de comidas ou bebidas no seu interior. Informe-se sobre isso com antecedência.

4) Faça sua reserva com pelo menos um dia de antecedência. Na alta temporada dificilmente se consegue barcos ou lugares na escuna em cima da hora.

5) Cuidado com a empolgação. Preste atenção para não pular do barco portando itens pessoais como celulares, carteiras ou óculos escuros.

6) As embarcações não esperam. Chegue no porto de embarque no horário combinado. 

7) É super de bom tom – e principalmente higiênico – secar-se antes de entrar nas escunas ou nos barcos. Leve uma toalha ou uma canga.

8) Fique atento e siga as regras da embarcação. É para o bem de todos e do seu próprio passeio. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Praias reconhecidas pelos turistas de Paraty por sua beleza única e natureza preservada.

As cinematográficas praias de Trindade

As cinematográficas praias de Trindade 2